Trabalho de marketing
Dizem que as pessoas devem ser ousadas, eu concordo plenamente! Inclusive quando resolvemos nos arriscar no mundo dos negócios e no mundo acadêmico, ou quando decidimos enviar uma carta ao jornal ou pedir um aumento ao chefe!
As pessoas principalmente os jovens, têm muita ousadia dentro de si, mas com o passar do tempo perdem o brilho da vida e passam a acomodar-se dentro de escritórios ou relegados às funções básicas exercidas há anos, inclusive no matrimônio e no lazer costumeiro dos finais de semana.
Muitas pessoas atingem a maturidade profissional muito cedo – na verdade, apenas atingiram estabilidade –, mas e as oportunidades? Acabam por aí?
Uma pergunta que sempre me faço é: Qual o motivo das pessoas não acreditarem em si mesmas ou que podem mais?
Uma pessoa sem fé em si mesma, que não ousa atingir outros objetivos é como uma máquina programada para passar pela vida sem alma. Qual seria o destino de uma vida sem alma? Eu acredito que a eternidade no limbo!
Muitas pessoas – aliás, a maioria das pessoas – deixam as oportunidades passarem diante de suas mãos por não serem ousadas, vejam exemplos:
Um executivo na casa dos 40 anos que possui reservas financeiras sabe que não permanecerá na empresa ou no ramo em que atua por muito tempo, mas este não é ousado a ponto de abrir sua própria empresa, talvez até como prestador de serviços da organização em que atua.
Jovens graduados (muitos ex-alunos meus) ficam desesperados atrás de vagas em grandes empresas, mas se esquecem que nestas grandes organizações o funil de ingresso é bastante concorrido, outras pessoas almejam vagas no serviço público, quando poderiam investir tempo e dinheiro em negócios próprios, até mesmo em sociedade com colegas, parentes ou pessoas com capital para investir em ideais inovadoras.
Pessoas que deixam uma grande ideia simplesmente desaparecer de suas mentes, para depois descobrirem que estas se tornaram produtos ou serviços nas mãos de outros.