Conjunções
Neste trabalho foi abordado o assunto “Conjunção”, onde apresentaremos sobre sua classificação, como ela é dividida o que ela é, para que serve na gramática, qual sua importância, e tudo que ha de informação sobre esse assunto
Bem através da gramática podemos obter grandes informações de ajuda para a escrita. E podemos adquirir muitas informações através das conjunções, porque ela nada mais é que a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. Ou seja, conjunção é uma das dez classes de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação. As relações entre os seres humanos ou entre o ser humano e o mundo são bastante complexas. Para dar conta da complexidade das idéias e das relações, a linguagem necessita de mecanismos próprios. Por exemplo: como indicar que uma idéia se opõe a outra? Como indicar que um fato é a causa ou a consequência de outro? As conjunções cumprem esse papel, estabelecendo nexos lógicos entre as orações. Elas são, portanto, um dos elementos essenciais para que um texto seja coerente e coeso. No texto, as conjunções são capazes de definir melhor nossas idéias e, consequentemente, deixar o texto mais preciso e objetivo.
As conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas, onde saberemos mais sobre o assunto a seguir no conteúdo do trabalho.
Classificação
De acordo com o tipo de relação que estabelecem, elas podem ser classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. No primeiro caso, os elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um dos elementos possui. Já no segundo caso, cada um dos elementos ligados pela conjunção depende da existência do outro.
Conjunções