Trabalho de marketing
4 ANÁLISE DO COMPOSTO DO MIX DE MARKETING DA EMPRESA
4.1 PRODUTO
Para Kotler (1998), um produto é o que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou necessidade do consumidor. Já McDonald (2004, p. 146), define produto como “uma experiência total do cliente ou consumidor ao tratar com uma organização”.
Ambas as citações conferem ao produto o significado de um solucionador de problemas, no sentido que ele atende a necessidade do cliente ou consumidor, e é um meio pelo qual a organização alcança seus objetivos e suas metas.
Os produtos da empresa Berteplast, são considerados os tipos de produtos (itens) em cada uma de suas linhas, na qual é bastante reduzida. Apenas duas classes (porta-garrafas e canecas) recebem o desmembramento em dois itens e uma apresenta um item único (copos).
A empresa atualmente possui um mix de produtos constituído basicamente por sete itens licenciados por dezoito dos principais clubes de futebol brasileiros, criando linhas individuais para cada um destes, além de outra que leva o nome/marca do Brasil, porém não de forma licenciada. Onde busca ser líder de mercado de produtos plásticos licenciados e está em constante evolução, desenvolvendo novos produtos, conseguindo novos licenciamentos, aperfeiçoando seu mix de marketing e tornando-se cada vez mais competitiva no mercado interno.
Além disso, a empresa já possui novos produtos em fase de licenciamento, vistas a expandir suas linhas e segmentos de mercado na qual, os produto desenvolvem um comportamento de vendas ao longo de sua existência que define em que estágio este se encontra e qual as estratégias que a empresa deve adotar para se posicionar frente ao mercado.
A estratégia de produtos da empresa Berteplast, se foca em oferecer um produto básico com ampliação dos mesmos, oferecendo atendimento e garantia, diversificando marca e modelos e eliminando os fracos.
A seguir, os itens que