TRABALHO DE MAE
ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
REJANE RODRIGUES DOS SANTOS
Bela Vista-MA
2014
1. Introdução;
2. O conceito de organização do trabalho;
3. As linhas teôricas sobre organização do trabalho; 4. Um modelo de contingência sobre organização do trabalho;
5. A rotinização do trabalho;
6. O centro-de-decisões e a organização do trabalho; 7. Produtividade x desorganização dos trabalhadores. 1. Introdução
2. O CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
A organização do trabalho atua precisamente para conseguir um objetivo que se define como qualidade. Organizar qualquer tipo de trabalho é tarefa para técnicos preparados e que tem como função determinar um nível qualificativo para qualquer tipo de tarefa.
Na realidade o verdadeiro motivo da organização do trabalho é para que tudo funcione como um relógio de precisão. Se prestarmos atenção no funcionamento de um relógio, todas as peças unidas dão uma informação preciosa que resulta naquilo que precisamos para guiar-nos no tempo. Cada peça tem sua função a desenvolver-se. E depois de tudo o que realmente nos dá a indicação final são peças que estão em perfeito funcionamento interligadas entre si: os ponteiros.
Entende-se então como organização do trabalho "a especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo".
3. AS LINHAS TEÓRICAS SOBRE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
A literatura existente apresenta três linhas teóricas básicas a respeito de organização do trabalho industrial, a saber:
a) racionalização da tarefa do cargo;
b) enriquecimento de cargos;
c) grupos semiautônomos.
É importante enfatizarmos, desde o início, que, muito embora as premissas que sustentam cada uma das linhas teóricas. Sejam diferentes, todas são apresentadas como minimizadoras