Exemplo Sustentabilidade Casa Espetáculos
Uma comunidade é sustentável quando satisfaz suas necessidades e ainda conseguem preservar algumas condições para as próximas gerações. Para a sustentabilidade existir, as atividades humanas não podem prejudicar os ciclos de renovação da natureza e nem destruir esses recursos.
Uma construção sustentável tem que ser capaz de impactar positivamente, causando o mínimo de atritos possível, como exemplo barulho, poeira; utilizar racionalmente recursos naturais e integrar recursos renováveis e materiais recicláveis.
Grandes espetáculos estão adotando a ideia de sustentabilidade para diminuir os impactos causados pelos shows, como o grande deslocamento de pessoas. Eles incentivam as pessoas a reduzir, separar e reciclar seu lixo, diminuindo os resíduos gerados, montam estratégias para ajudar na redução de emissão de carbono causada por combustíveis, economizam água e luz, abusam da acessibilidade.
A minha proposta é uma Casa de Espetáculos, localizada na Barra Funda, mais precisamente no terreno do antigo Playcenter, uma área de várzea. Essa área possui muito risco de alagamento e pouca área permeável. O projeto conta com uma grande área verde ao longo do córrego, se espalhando por todo o terreno, aumentando a permeabilidade do solo.
Um equipamento com essa finalidade não pode correr riscos que prejudiquem a apresentação, por isso conta com geradores. Esses geradores podem ser movidos a biodiesel, que é um material renovável. Possui também placas fotovoltaicas, que armazena energia para ser utilizada durante um espetáculo para as luzes de serviços.
A reutilização da água da chuva também é uma medida a ser implantada na Casa. Por possuir grande área e muito público, precisa de limpeza constante. O reaproveitamento dessa água para limpar e irrigar o jardim contribui para a economia do consumo de água.
Normalmente as Casas de Espetáculos tem um certo horário de funcionamento, mais frequentes aos finais de semana, no