Trabalho de luminotécnica
Departamento das Engenharias e Ciência da Computação
Curso Engenharia Mecânica
Disciplina Eletrotécnica Básica
Luminotécnica.
Alunos
Daniel Schropfer
Franco da Silveira
Felipe Kensy
Professor
Eloir Fernandes
Santo Ângelo
6 de novembro de 2012
1. Objetivo Este relatório tem por objetivo desenvolver soluções exclusivamente para iluminações de todo tipo de ambiente, neste caso uma escola. Através da luminotécnica é possível saber controlar a qualidade e quantidade de luz de um ambiente. Para o nosso estudo deve-se levar em conta a cor da parede, teto, tipo de iluminaria, e também, considerar alguns cálculos necessários para as correntes de projetos de dispositivos de segurança e de operação.
2. Introdução
Em uma definição mais conceitual, a luminotécnica é a técnica que estuda e planeja a correta utilização da iluminação artificial em ambientes internos e externos.
A correta utilização da iluminação artificial deve proporcionar ao ambiente: iluminação suficiente para as atividades que serão executadas, boa distribuição de iluminância, ausência de ofuscamento, contrastes adequados (equilíbrio de luminância). Agora veremos algumas grandezas fundamentais para o entendimento da luminotécnica.
2.1 Fluxo luminoso
É a potência de radiação total emitida por onda por uma fonte de luz, ou é a potência de energia luminosa de uma fonte percebida pelo olho humano. As lâmpadas conforme seu tipo e potência apresentam fluxos luminosos diversos:
- lâmpada incandescente de 100 W: 1000 lm;
- lâmpada fluorescente de 40 W: 1700 a 3250 lm;
- lâmpada vapor de mercúrio 250W: 12.700 lm;
- lâmpada multi-vapor metálico de 250W: 17.000 lm.
Hoje em dia há vários tipos de luminárias ao nosso alcance, umas melhores outras nem tanto, dependendo muito de sua utilização. Como exemplos: as incandescentes funcionam através da passagem de corrente elétrica através de um filamento de tungstênio.