Trabalho luminotécnica
1 – Em um escritório de Arquitetura como deve ser a iluminação? Que tipo de lâmpadas vc recomendaria? Explique?
Resp.: De acordo com a NBR-5413, para escritórios de Arquitetura são recomendados nível de iluminância de 1.000 lux. A iluminação das áreas de trabalho devem ser pensadas de acordo com a funcionalidade, eficiência e produtividade. Eu recomendaria, para estas áreas, lâmpadas fluorescentes de 36w – 127 volts – econômicas - com luminárias comerciais simples, funcionais, de fácil limpeza, manutenção e algumas luminárias pendentes em locais estratégicos. Para áreas de recepção, hall eu recomendaria uma iluminação mais decorativa, com efeitos indiretos, sancas, luminárias pendentes, dicroicas, fachos de luz em objetos para criar uma identidade para o escritório, valorizando a arquitetura do projeto e os elementos decorativos, fazendo do escritório um exemplo do seu próprio portfólio.
2 – O que você tira de vantagens, do uso de cone dicroico em luminárias e no ambiente? Que tipo de iluminação geralmente utiliza este artifício?
Resp.: As lâmpadas dicroicas são halógenas e têm alto grau de eficiência e alto controle do facho de luz. Possuem cor amarelada, ótima reprodução de cores, emitem calor e são mais duráveis que as incandescentes. São usadas para destacar algum objeto ou ambiente. Indicadas para residências e comércios, podem ser utilizadas em pendentes, lustres e em spots embutidos.
3 – Você fará uma luminária de mesa ou criado-mudo, cujo uso será o quarto de criança (1 a 7 anos), sua especificação de lâmpada segue alguns cuidados ergonômicos. Quais? Explique.
Resp.: Além da escolha das lâmpadas, é preciso usar luminárias que evitem o ofuscamento dos olhos e criem efeitos lúdicos, dinâmicos e ajudem no desenvolvimento da criança. Outra preocupação deve ser a segurança dos materiais e da peça, visto que a criança tende a colocar objetos na boca. Além disso, as lâmpadas devem ser de baixa carga térmica que não emanem calor,