Trabalho de Luminico - iluminação natural
Arquitetos:Alvaro Siza
Ano: 2003
Área construída: 1350 m²
Área do terreno: 8250 m²
Endereço: Av. Padre Cacique Porto Alegre Brasil
Tipo de projeto: Cultural
Status:Construído
Materialidade: Concreto e Vidro
Estrutura: Concreto
Localização: Av. Padre Cacique, Porto Alegre, Brasil
Implantação no terreno: Isolado
Ano projeto
2000 – 2001
Ano construção
2003 – 2008
Primeira no Brasil a utilizar concreto branco aparente, armado em toda a sua extensão, a construção não utiliza tijolos ou elementos de vedação. Além do impacto plástico, o material oferece alta durabilidade e baixa manutenção. Sua estrutura geométrica permite entrada de luz natural por vértices que cortam as rampas de visitação, onde janelas e pequenas aberturas dão acesso ao visual do lago Guaíba.
Durante 13 anos, a Fundação Iberê Camargo teve como sede a casa onde o artista viveu e manteve seu ateliê desde 1988, na zona sul de Porto Alegre. Em maio de 2008, porém, a instituição inaugurou sua nova sede, primeira edificação do arquiteto português Álvaro Siza no Brasil. O projeto, que recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002, configura-se como um referencial arquitetônico não apenas para a cidade de Porto Alegre, mas também para o País.
A Fundação conta com uma área total de 8.250m², construída em um terreno doado em 1996 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, às margens do Guaíba. O trabalho técnico de planejamento do espaço foi realizado ainda em 1999, mesmo ano em que Siza foi convidado a desenvolver a parte arquitetônica, dando início ao projeto – cujas obras foram iniciadas com o lançamento da pedra fundamental, em junho de 2002.
Primeira no Brasil a utilizar concreto branco aparente, armado em toda a sua extensão, a construção não utiliza tijolos ou elementos de vedação. Além do impacto plástico, o material oferece alta durabilidade e baixa manutenção. Desenvolvido pela construtora Camargo Corrêa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande