Filosofia
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO
RELAÇÃO ENTRE A PUBLICIDADE E O CONSUMISMO
MAIANE DOS SANTOS PEREIRA
MARIA ISABEL MAGNAVITA RIOS
SARA SILVA DOS SANTOS
Feira de Santana – BA
2015
Publicidade e consumismo: uma relação perigosa
A mídia sendo um grande veículo propagador de informações e influenciador, com seu poder de persuasão, é um poderoso instrumento para as campanhas publicitárias. A influência que essas propagandas exercem na sociedade é tão evidente que o consumismo vem se tornando mais presente na vida dos mesmos.
A publicidade veiculada na TV, internet e revistas são o que mais influencia na hora da preferencia do público-alvo. Esses artifícios são utilizados para produtos, visando sempre o lucro da empresa. Um exemplo claro é como a publicidade infantil é empregada na mídia a partir de estratégias que atingem tanto as crianças, como seus pais e responsáveis. O uso de personagens animados na venda de produtos que fazem parte do lazer, alimentação, escola e vestuário, leva a criança a querer adquirir mais e mais os produtos, induzindo assim a uma cultura de consumo.
Com a demanda incessante de informações vindas através dos meios de comunicação, a estratégia na mídia voltada para o consumo de produtos passa a ser cada vez mais elaborada, atingindo todos os consumidores. A prática do consumismo é um fator provocado pela propaganda que, na grande maioria, induz o indivíduo a um estilo de vida que não condiz com a sua realidade. Essas campanhas publicitárias acabam impondo tendências, como o indivíduo deve agir, se vestir, até de pensar, ou seja, estabelece padrões a serem seguidos.
Em uma sociedade que se move juntamente com a tecnologia, todos os dias as pessoas são “bombardeadas” por propagandas que as estimulam a um consumo desenfreado, despertando um desejo de compra que às vezes não está de acordo com o seu contexto social. A propaganda tem, portanto, a capacidade de vender além do