ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL
Resumo
Este trabalho analisou a influência da luz natural de uma residência de uma senhora idosa, localizada na Rua Jeronimo Cabral C. do Amaral, 305 Vila dos Bancários , Castro Paraná
A avaliação baseou-se nos preceitos das Normas Técnicas Brasileiras, NBR-5413 e NBR-5382.
Palavras chave: Projeto arquitetônico, Conforto lumínico.
1. Introdução
O conforto ambiental, se tornou de muita importância nos projetos.
Segundo Vitrúvio (1982), “a arquitetura deveria ser entendida como um espaço habitável queequilibraria os aspectos estruturais, funcionais e formais concomitantemente”. Então, atualmente, o conforto ambiental interno assim como a eficiência energética são também critérios fundamentais para garantir uma edificação de qualidade que pretenda colocar a satisfação do homem como seu principal objetivo.
Logo, o conforto ambiental interno pode ser entendido como a avaliação das exigênciashumanas, pois está baseada no princípio de que quanto maior for o esforço de adaptação do indivíduo, maior será sua sensação de desconforto (VIANNA, 2001).
A grande maioria das atividades produtivas são tarefas visuais que necessitam de quantidade e qualidade de iluminação.
Portanto, concluiu-se que o conforto visual está relacionado com o conjunto de condições, num determinado ambiente, no qual o ser humano pode desenvolver suas tarefas visuais como máximo de precisão visual, com o menor esforço, com menor risco de prejuízos evitando acidentes, e muitas outras doenças como: irritabilidade ocular, fadiga e cefaleia.
A pesquisa foi realizada na casa de uma Idosa em Castro- Paraná
Em relação ao conforto lumínico os fatores dominantes das variáveis climáticas são a radiação solar, a umidade e a nebulosidade do tempo influindo consideravelmente nas radiações luminosas. As variáveis humanas relativas à iluminação estão ligadas à idade da moradora e ao órgão receptor da visão, o