Trabalho de Linux
Basicamente, temos três tipos de Backup:
-Backup Completo (FULL);
-Backup Diferencial;
-Backup Incremental;
2 – Explique com suas palavras qual a diferença do Backup “Incremental” para o “Diferencial”?
Incremental = No backup incremental, somente os arquivos novos ou modificados desde a última execução do backup são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é menor, e o tempo para restauração dos dados é maior.
Diferencial = No backup diferencial, somente os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo (full) são transmitidos. Neste modelo, o espaço ocupado com o armazenamento dos arquivos é maior, e o tempo para restauração dos dados é menor.
3 – Complete a frase:
“Ao definir uma estratégia de Backup “Incremental” ou “Diferencial”, devemos possuir pelo menos uma vez em nossa rotina semanal um Backup do tipo Completo para possibilitar a restauração dos dados”.
4 – Utilizando os comandos “tar” e “date”, crie um Shell Script de nome “backup-etc.sh” com a função de compactar o conteúdo do diretório “/etc” em um arquivo no diretório “/home/bkps/”, com o seguinte nome:
• BKP-“Ano-Mês-Dia”-etc.tar.gz
• Ex.: BKP-2012-06-02-etc.tar.gz
Cole abaixo um print do conteúdo do Script:
5 – Através do “CRON”, agende a execução do Script criado na questão anterior observando as seguintes necessidades:
• A tarefa deve ser executada diariamente;
• Horário: 23:00;
Cole abaixo uma tela coma saída do comando “crontab –l”:
OBS.: Para realizar teste com o “CRON”, crie uma tarefa para ser executada em um intervalo pequeno (de minuto em minuto, por exemplo), com a execução do comando date redirecionando para um arquivo por exemplo. A imagem a seguir pode ser utilizada como referência para a realização deste teste.
Linha do CRON (Script de teste): Conteúdo do Script utilizado para teste:
06 – Analise a linha abaixo configurada no CRON e