Trabalho de lingua portugues
Rosita Edler Carvalho
Mestre em Psicologia, Doutora em Educação e Pesquisadora em assuntos educacionais.
Este Seminário Internacional elegeu como objetivo "discutir questões contemporâneas concernentes à problemática das pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais (leia-se pessoas portadoras de deficiência)". Tratase de assunto atual e que tem merecido destaque em fóruns nacionais e internacionais, em busca da cidadania plena de pessoas com deficiência.
O título do trabalho que me foi proposto induz à análise dos atuais desafios (obstáculos, situações provocativas, inquietantes e estimulantes que exigem providências) que essas pessoas têm enfrentado, no âmbito da educação escolar. No entanto, o primeiro desafio que me ocorre mencionar é o de ficar restrita ao próprio tema, sem considerar todas as manifestações perversas de exclusão experimentadas por tantas e tantas pessoas, além das portadoras de deficiência. Dizendo de outra maneira, considero um desafio examinar a inclusão escolar sem discutir seu contraponto - a exclusão (na escola e em outras instituições sociais) - não só dos portadores de deficiência como de outros grupos minoritários e em situação de desvantagem.
Refiro-me, também, aos meninos e meninas na rua, às crianças e adolescentes que trabalham, a todos os que abandonam a escola precocemente, aos que têm doenças crônicas, aos encarcerados, às prostitutas, aos analfabetos, aos que vivem no campo, às po-pulações nômades, às minorias lingüísticas, aos negros, mulatos, aos desempregados, às crianças, jovens e adultos oriundos das camadas populares, pobres ou miseráveis, com ou sem dificuldades de aprendizagem. Enfim, aproveito o ensejo para me referir a todos aqueles que, no imaginário social, representam "risco"e merecem, portanto, atenções diferenciadas, principalmente de cunho protecionista (em vez de emancipatório), seja para o sujeito ou para a sociedade (que acaba adotando medidas que segregam
e