Trabalho de libras
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA-FACEDI
PROFESSORA: Jane .
Curso: Ciências Biológicas.
Disciplina: Libras.
Fundamentos Históricos e filosóficos das Línguas de sinais: René Descartes (Discurso do Método).
Arnould e Lancelot ( Gramática de port Royal)
Abbé de L’Epée (Institutos dos surdos e mudos pela via dos sinais metódicos).
Antônio Carlos do Vale Moreira
Gercivaldo Batista chaves
Itapipoca-Ceará- 2012
Fundamentos Históricos e filosóficos das Línguas de sinais: René Descartes (Discurso do Método).
O Livro de René Descartes, o discurso sobre o método, fala sobre a comprovação das verdades, suas causas e a reflexão sobre elas, ou seja, sua obra é essencialmente filosófica e seus pensamentos expressados nos leva a refletir e conhecer as capacidades humanas frente ao uso de tecnologias, entre outras coisas, principalmente na área da robotização na confecção de androides.
Nesta obra descartes ressalta que seres inanimados são diferentes de seres animados, pois estes últimos dispõem de mecanismos mais complexos e que ao mesmo é difícil de explicar o surgimento da energia que participa no funcionamento do Corpo. Também é destacado que por mais que o homem tente assemelhar a si próprio através das máquinas, nunca conseguirá essa façanha com perfeição, pois no pensamento do filósofo Descartes, Deus nos fez perfeito, pois somos bem mais organizados e possuirmos movimentos bem mais admiráveis.
As máquinas não articulam palavras, nem outros sinais, de maneira que sejam arranjados para expressar pensamentos como faz o homem, ou seja, as máquinas são programadas para executar determinada ação e não executa atos improvisados como normalmente faz os animais, principalmente os racionais.
Até os surdos e mudos são capazes de desenvolverem linguagem mais complexa do que um simples robô. Apesar de não