Trabalho de introdução a engenharia de produção
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Pâmela Gonçalves de Carvalho
Raphaela Raposo Barra
Vanderson Clemente
“As empresas são grandes coleções de processos”
José Ernesto Lima Gonçalves
Juiz de Fora
2014
Introdução
A idéia de processo tem estado presente nos textos e nas discussões sobre Administração de Empresas nos últimos anos. É praticamente impossível evitar temas como redesenho de processos, organização por processos e gestão por processos. Essa idéia, no entanto, não é nova e tem raízes na tradição da engenharia industrial e no estudo dos sistemas sociotécnicos. Embora muito presente, o conceito de processo não tem uma interpretação única, e a verdade significados encontrados tem gerado inúmeros mal-entendidos. Este artigo propõe-se a facilitar a compreensão do assunto, oferecendo um quadro organizado de definições e aplicações para o conceito de processo empresarial.
- O que são processos nas empresas
Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo, não existindo ainda um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo empresarial. A definição técnica de processo trata-o como qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Possuindo este uma seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
Por tanto a idéia de processo esta intimamente ligada a idéia de fluxo de trabalho, sendo este apenas um dos tipos de processo empresarial, este fluxo de trabalho pode ou não seguir uma seqüência bem determinada. Assim nem sempre os processos empresariais são formados de atividades claramente delineadas em termos de conteúdo, duração e consumo de recursos definidos, nem precisam ser consistentes ou realizados numa seqüência particular. Muitos autores entendem que as atividades de diversos processos