trabalho de intervençao no serviço social
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo compreender a implantação dos Centros de Referência Social - CRAS, bem como seu funcionamento, no que se refere aos serviços prestados. Como forma de responder a este objetivo, realizamos uma visita institucional ao CRAS. Neste sentido tendo em vista a perspectiva socioterritorial, contextualizaremos brevemente sobre o histórico do CRAS, seu funcionamento, financiamento, demandas, projetos, programas, serviços e também o processo de trabalho do Assistente Social no CRAS. É a unidade de medida de famílias que vivem em territórios vulneráveis e são elegíveis ao atendimento ofertado no CRAS instalado nessas localidades.
Por se tratar de Unidade Pública Estatal Descentralizada da Política Nacional de Assistência Social, que atua como a principal porta de entrada do SUAS, o CRAS atende a toda a população São-Felipense cerca de 20.305 habitantes ( IBGE,2010) divididos entre a sede do município e seus distritos (Vila Caraipe,Bom Gosto, Barlavento.).
A equipe base do CRAS definida pela NOB/RH é composta por um Coordenador (a), um Assistente Social, uma Psicóloga, uma Recepcionista, uma Auxiliar Administrativo e uma Auxiliar de Serviços Gerais.
2. DESENVOLVIMENTO
Centro de Referencia de Assistência Social CRAS é uma unidade publica da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado á prestação de serviços no seu território de abrangência, e uma atuação Inter setorial na perspectiva de potencializar a proteção social. Que é localizado na Praça Cônego José Lourenço,Nº388 próximo a igreja Católica, bairro Centro:
O maior campo atuação do serviço social é a saúde. Outros campos também são bastante expressivos, como o