Trabalho De Inicia O Cient Fica 2014
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
CHEILA FERNANDA TORTELI
TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Texto:
Pesquisa com fontes documentais: levantamento, seleção e análise. Para iniciar uma pesquisa científica é necessário primeiramente fazer uma busca e seleção das fontes.
Neste capítulo, será visto como se faz a “Pesquisa Documental” e os seus procedimentos e técnicas específicas para o uso de documentos de pesquisa científica.
Definindo documento: trata-se de todos os registros feitos de modo intencional ou não, de fatos, interpretações sobre os tantos aspectos da história humana. Os documentos falam e descrevem os acontecimentos, mas também revelam as intenções e interpretações dos seus autores.
As fontes documentais revelam as lutas travadas na sociedade pela maneira como contam a própria história. Podemos dizer que quem elabora os registros as vezes se apõe as informações que estão no documento, fazendo assim, com que o leitor tenha uma interpretação favorável a ele e ao grupo social do qual ele faz parte.
O pioneiro dessas pesquisas utilizando os documentos históricos foi Lorenzo Valla (1406/7 – 1457), importante humanista italiano que contestou um documento relevante, e teve validade durante toda a Idade Média, a denominada “Doação do Constantino”.
Todas as áreas de pesquisa necessitam de suas fontes de informações. Ao iniciar uma pesquisa, o pesquisador precisa definir o seu objeto, problematizá-lo, lançar uma hipótese, traçar os objetivos e fundamentar teórica e metodologicamente o seu tema. Com isso, elabora-se o o projeto ou mesmo o pré-projeto de sua pesquisa.
Após o levantamento de todo esse material inicial é necessário ter um cuidado especial com a seleção do material, o qual, realmente se encaixa na temática do trabalho. É sempre importante refletir sobre o material coletado, tendo sempre em vista os questionamentos propostos.
Um problema que o pesquisador pode enfrentar é