Trabalho de Imaginologia e Física das Radiações
Crislaine Pires
Taiane Menezes
Setembro, 2013
1)Qual a influência do tempo de exposição nos exames radiológicos?
Exposição tem uma relação direta com o número de ionização no ar, ou seja, quantidade de radiação no ar, no ambiente. O tempo de exposição nos exames radiológicos está intimamente ligado à probabilidade de efeito biológico, quanto maior a exposição, maior será a probabilidade de haver um dano biológico.
2)Para qual dos dois procedimentos a seguir terá maior dose absorvida no paciente?
I- 80 KVP 10 mAs (100 mA X 0,1s)
II- 80 KVP 10 mAs (200 mA X 0,5s)
Comente sua resposta.
O II, pois quanto maior a corrente, mais elétrons será produzido, mais ionização terá no ar, e por consequência mais radiação no corpo. É uma relação direta.
3)Se a carga transportável (mAs) aumenta, ocorrerá mecessariamente aumento do número de fótons?
Sim, pois aumentando-se o valor de mAs, aumenta-se a intensidade do feixe. Está sempre relacionado com a quantidade de fótons produzidos.
4)Se a energia dos fótons de raio x for baixa ocorrerá o surgimento da imagem e a dose absorvida no paciente ou somente absorvida? Comente.
Se a energia de fótons de raio x for baixa não haverá produção de imagem diagnóstica, gerando apenas uma imagem escura porque o feixe de radiação não irá interagir com o paciente que não irá absorver.
5)Se um tecido biológico apresenta densidade de 22g/cm³ e outro de 66g/cm³ pergunta-se: Qual dos dois terá maior atenuação? Comente.
O segundo, pois materiais que apresentam maior densidade absorvem maior quantidade de radiação e por consequência tem uma maior atenuação.