Trabalho de História
O objetivo deste trabalho foi permitir que o estudante realizasse análises sobre determinado espaço geográfico através da vivência em campo, possibilitando o confronto entre a teoria da sala de aula e o que se vivencia na prática; permitindo através das aulas em campo o contato com a natureza, respeitando limites espaciais através da conscientização ambiental, possibilitando a espacialização fora da sala de aula e compreendendo os conceitos fundamentais da Geografia.
FICHAMENTO
“A educação, a ciência e o professor não são neutros."(Pg. 189)
“O professor estimula a curiosidade do aluno através da percepção do mundo e do papel do indivíduo dentro dele. As ideias, teorias e a própria realidade são enxergadas por um ângulo não visto anteriormente”. (Pg. 189)
“O campo faz toda a diferença no planejamento do professor. É através do trabalho de campo que o aluno consegue visualizar a teoria dentro da prática, e ainda, dentro do dia-a-dia." (Pg. 190)
“A programação do trabalho de campo inicia-se na metodologia da apresentação dos roteiros, observando-se de forma simples, os pontos destacados pelo professor (análise), o objeto a ser estudado (objetivo) e a importância daquele estudo (finalidade). O pré-campo é fundamental para que o aluno acompanhe a trajetória a ser estudada e questione com curiosidade, sem repetir simplesmente aquela famosa frase que costuma ressaltar a cada parada: “O que é que eu estou fazendo aqui?”. O pré-campo vai nortear o aluno como uma representação da realidade. Quando estiver na aula de campo a sua mente já estará aberta às reflexões teórico-práticas que fundamentarão a pesquisa”. (Pg. 191)
“No trabalho de campo, os primeiros passos vão ser sempre os mais difíceis, pois o aluno não consegue ainda enxergar a teoria e prática dialeticamente. O aluno já pensa o roteiro e dele começa a indagar sobre o que está observando, logo deixa de ser observador e passa a ser investigador, tendo uma visão crítica, pois