Geofisica
Acredita-se que o campo magnetotelúrico são resultantes do fluxo de partículas carregadas na ionosfera , nos quais as flutuantes são passiveis de serem relacionadas com variações diurnas no campo geomagnético causada por emissões solares.
Os campos penetram no solo e induzem o fluxo de correntes telúricas. A prospecção com o uso de campo magnetotelúrico funciona com ambos os campos. O elétrico e o magnético que devem ser medidos. A técnica fornece mais informações sobre estruturas em superfície.
Exemplo: Investigações da crosta e do manto superior. As correntes são monitoradas embora nenhuma estação- base seja necessária.
O campo magnetotelúrico é medido por seu efeito indutivo sobre uma bobina de cerca de um metro de diâmetro ou usando-se um magnetômetro fluxgate sensível. As componentes ortogonais são medidas em cada estação.
A profundidade z até onde o campo magnetotelúrico penetra é dependente de sua frequência f e da resistividade do substrato.
onde k é uma constante . Com isso, a profundidade de penetração aumenta quando a frequência diminui. Pode-se demonstrar que as amplitudes dos campos elétrico e magnético. E B estão relacionadas.
onde f está em Hz, E em V Km elevado a -1 e B em nT.
A interpretação de dados magnetotelúricos é mais confiável no caso de acamamento horizontal. Curvas padrão de resistividade aparente X período estão disponíveis para duas e três camadas horizontais, contatos verticais e diques. A interpretação pode ser realizada de um modo similar as técnicas de casamento de curvas no método de resistividade. No entanto, a rotinas que permite a modelagem computadorizada de estruturas bidimensionais.
2) Métodos CSEM é um métodos ativo (com fonte), marinho.