Trabalho de História
Segundo a Associação Americana de Propaganda, propaganda é a mensagem divulgada em veículos de grande penetração (TV, rádio, revistas, jornais etc.) e patrocinada, isto é, paga por um anunciante que tem por objetivo criar ou reformar imagens ou referências na mente do consumidor, predispondo-o favoravelmente em relação ao produto, serviço ou empresa patrocinadora. (SEBRAE, 2010) O discurso de cada marca se direciona a um determinado público, usando sempre cores, figuras, letras e slogans para atrair um determinado consumidor que, ao se identificar com os elementos das propagandas, fará a escolha por uma das lojas, podendo assim, tornar-se seu consumidor.
A compreensão da comunicação por sua vez foi de extrema importância para o desenvolvimento da publicidade. Onde é largamente utilizada como difusora e propagadora de idéias. Como afirma CITELLI (1985, p.6), “o elemento persuasivo está colado ao discurso como a pele ao corpo”, sendo assim podemos afirma que não existe comunicação neutra, ou seja, toda comunicação visa convencer o interlocutor sobre algo. Segundo ABREU (2001, p. 30) “Na sociedade que vivemos , somos moldados por uma infinidade de discurso” portanto não só o discurso publicitário tenta nos persuadir, mas como também o discurso religioso, discurso político e etc. Entendo este principio facilita a compreensão de que somos seres psicossociais, ou seja, segundo ABREU (2001, p. 30) “Tudo aquilo que pensamos e fazemos é fruto dos discursos que nos constroem.”
Como funciona a propaganda
Somos bombardeados com mensagens persuasivas quase que constantemente, às vezes, por anunciantes pagos, outras, por grupos querendo disseminar seus próprios interesses. As organizações por trás dessas mensagens têm todas a mesma ideia em mente: convencer o público a concordar com a mensagem apresentada e adotá-la como sua própria crença, de maneira a rejeitar os pontos de vista do outro lado. Frequentemente estas mensagens são