Trabalho de História
Este movimento surgiu na França do século XVII, e defendia o domínio da razão sobre a visão da igreja que dominava a Europa. Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
Mas o auge deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira. Este movimento favoreceu a burguesia, esta que procurava explicações racionais para todas as coisas.
O Iluminismo aconteceu durante o período absolutista e começou com a contraposição das intervenções do estado sobre a economia, situação que muito atrapalhava a burguesia. Os Iluministas propunham a reorganização da sociedade no sentido de garantir ao homem a tão estimada liberdade.
Além disso, vinha lutar contra os poderosos feudais, como a permanência dos servos (trabalhadores), contra a influência da Igreja católica, principalmente na educação e na cultura e contra a desigualdade de direitos e deveres entre as classes sociais.
No setor da economia, a França do século XVIII teve grande influência da fisiocracia. Ela combatia as práticas mercantilistas e defendia o individualismo econômico baseado na agricultura, era o principal produtor de riquezas. Para os fisiocratas, o governo era um mal necessário, deveria proteger os bens e as pessoas, mas sempre com o consentimento destas. Os economistas fisiocratas tiveram forte influência sobre o liberalismo econômico.
O Iluminismo com todos os seus conceitos