Trabalho de História
1-Sintetize as dificuldades internas e externas que o Brasil enfrentou para o reconhecimento da independência.
----------------------------------------------------------------
2- a) Obter controle político sobre a região, já que a Europa teve sua economia paralisada depois das guerras Napoleônicas em 1815.
b) O Brasil teve que pagar 2 milhões de libras esterlinas, e ficou com a dívida que era de Portugal.
3- D. Pedro rejeitou esse projeto da Constituição elaborado pela Assembléia de 1823, porquê o afastava do direito a exercer seu poder como herdeiro legítimo do trono português.
4- Foi uma constituição liberal. Para os padrões da época.
Embora assegurasse a liberdade de religião, mantinha a união entre Estado e a Igreja, e a Igreja Católica como religião oficial do Estado.
Criou ao lado do poder executivo (exercido pelo Imperador), legislativo e judiciário, um quarto poder- o poder moderador. Com o qual, ele interferia nos outros poderes.
5- Era um poder usado para interferir nos outros três poderes: legislativo, judiciário e executivo.
6- a) Forte descontentamento com a centralização política imposta por D. Pedro I, presente na Constituição de 1824.
Descontentamento com a influência portuguesa na vida política do Brasil, mesmo após a independência.
A escolha de D. Pedro I por um outro governador ao invés de um já escolhido pela elite de Pernambuco (Manuel Carvalho Pais de Andrade).
b) A proposta de Pais de Andrade no sentido de liberar os escravos e o exemplo haitiano (país que recentemente se libertara do domínio francês através de uma revolta popular) não tranqüilizava as elites, e alguns proprietários de terras passaram a colaborar com o governo imperial.
c) A liberdade de cada província de escolher seu próprio governo.
Os problemas nordestinos foram se agravando à medida que aumentava a crise econômica, devido à queda de exportação de algodão e açúcar e os pesados impostos cobrados pelo9 governo.