TRABALHO DE HISTÓRIA
CHINA ANTIGA E CHINA ATUAL
A China é uma das mais antigas civilizações do mundo e tem uma história de desenvolvimento impressionante. Sabe-se que o Império Chinês já existia antes da ascensão de Roma no mundo antigo.
China antiga:
Na China Antiga, os rios Yang-Tsé-Kiang e Huang-Ho eram os limites para o desenvolvimento da agricultura. Eles possibilitaram a formação das primeiras cidades da região.
Após um período de luta entre os principados, quando os nobres já se encontravam mais fortes do que o rei, deu-se início ao surgindo das primeiras dinastias chinesas. A primeira delas foi a Sui, que no ano de 580 consegui unificar os reinos. No ano de 618, esta dinastia foi substituída pela Tang, que teve como ponto marcante a contribuição significativa com o desenvolvimento cultural do povo chinês.
China atual:
Na história da China moderna vê-se um grande impulso a partir de 1970, quando os níveis de desenvolvimento econômico começaram a se acentuar, graças a retomada da atividade industrial e da abertura do comércio para o mercado exterior.
O crescimento da China se intensificou em 1980, e se consolidou na década de 90 e nos anos 2000. Hoje a China é um dos países mais industrializados do mundo e registra um crescimento anual próximo a 10%.
Atualmente, a China continua a manter uma ditadura de partido único, mas existem grandes diferenças entre a China do início do século XX e a do século XXI. Hoje, o país está se tornando uma sociedade aberta à influência do exterior.
A República Popular da China é o país mais povoado do mundo e o terceiro maior em área, ocupando uma parte considerável da Ásia oriental. Graças à abertura a uma política de mercado de base socialista, a China é hoje a segunda potência comercial do mundo.