Trabalho de Historio PJ
Nome: Maria Alice Del-Fraro Elisei de Menezes
R.A: 529021
Professora: Larissa de Souza Pereira
Data: 03 de Junho
BIOGRAFIA
O arquiteto norte-americano Philip Johnson nasceu no dia 17 de Agosto de 1906, na cidade de Cleveland, Ohio. Formou-se em Arquitetura e fez mestrado em História da Arquitetura e Filosofia na Universidade de Harvard.
Após terminar seus estudos e antes de se dedicar exclusivamente à arquitetura, Johnson aceitou um convite para ser diretor do Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma), onde foi também crítico e escritor. O arquiteto, juntamente com Russel Hitchcock, escreveu o livro The International Style (Estilo Internacional), no qual defendia o modernismo como uma expressão formal e uma tendência estilística, distante de qualquer compromisso ideológico.
Aos 36 anos, Johnson elaborou seu primeiro projeto arquitetônico, e após o sucesso de várias obras icônicas, foi homenageado pelo AIA (Instituto Americano de Arquitetos) com a Gold Medal. Ganhou também, em 1979 a primeira edição do Prêmio Pritzker, considerado o prêmio mais importante de arquitetura.
Philip Johnson morreu em 2005, aos 98 anos e se eternizou na história da arquitetura moderna.
CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA
A produção arquitetônica de Philip Johnson se caracteriza pelo uso frequente do aço e do vidro. Em suas obras, mostrou a simplicidade e a elegância, tendo como resultado a beleza através do uso desses dois materiais. Johnson aprecia também a iluminação natural, que pode naturalmente, enfeitar o local. Além do uso dos materiais modernos, o arquiteto norte-americano enfatizou a decoração ornamentada do excesso da função e da estrutura. Segue também a teoria que ele próprio escreveu que é a do estilo internacional.
Nas obras de Johnson, principalmente a Glass House, é possível