Transtorno Afetivo Bipolar 1
DANIELY MOTA SILVEIRA - B53IGB-7
GABRIEL GONZAGA FERREIRA - B56569
RAFAEL METIDIERO - T109639
VANESSA OLIVER ALVES PRECINOTI - T265053
PSICOPATOLOGIA GERAL:
Transtorno Afetivo Bipolar
ARAÇATUBA – SP
ABRIL DE 2015
TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR
O presente trabalho do sexto/sétimo semestre do curso de Psicologia tem por finalidade conhecer e compreender sobre o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), doença esta que é recorrente, crônica e grave. O transtorno do humor, se caracteriza “por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) e em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade (depressão). Pacientes que sofrem somente de episódios repetidos de hipomania ou mania são classificados como bipolares” (CID-10).
O Transtorno Afetivo bipolar é localizado no CID-10 como F31, em que expõe algumas fases e definições, como por exemplo, quando há eventos psicóticos associados a doença.
O início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade.
Existem vários TIPOS de transtorno afetivo bipolar, entre eles estão:
Transtorno bipolar tipo 1: pacientes apresentam pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. Antigamente, o transtorno bipolar do tipo 1 era chamado de depressão maníaca.
Transtorno bipolar tipo 2: