Gest O Empresarial Parte II
“Pensamos demasiadamente
Sentimos muito pouco
Necessitamos mais de humildade que de máquinas.
Mais de bondade e ternura que de inteligência.
Sem isso,
A vida se tornará violenta e tudo se perderá”.
Charles Chaplin
AS NECESSIDADES HUMANAS
Cada indivíduo é um universo psicológico exclusivo e, ao mesmo tempo, influenciado por outros indivíduos. Devido à multiplicidade de opções nas relações humanas e ao fato de termos experiências físicas e sensitivas únicas, percebemos as coisas de forma desigual. Ainda assim, vários autores procuram esquematizar as necessidades e desejos dos seres humanos, segundo certos padrões. Aprofundar o estudo desses modelos, em busca de conclusões práticas e operacionais, pode ajudar o profissional de gestão e marketing a ser mais eficaz no atendimento de seu mercado-alvo.
Um dos modelos mais difundidos é o de Maslow, que hierarquiza, em forma de pirâmide, as necessidades dos seres humanos em cinco categorias:
Auto-realização ( posição profissional, escolaridade, viagens. )
Auto- estima ( prestígio, status, relacionamentos)
Sociais ( pertencer a um grupo, ter amigos.)
Segurança ( física, mental e financeira )
Fisiológica ( comer, beber, dormir )
TEORIA DOS FATORES MOTIVACIONAIS E HIGIÊNICOS DE HERZBERG
Frederick Herzberg, formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Para ele existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas.
Para proporcionar continuamente motivação no trabalho, herzberg propõe o enriquecimento de tarefas ou enriquecimento do cargo, que consiste em substituir tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas para acompanhar o crescimento individual de cada funcionário, oferecendo-lhe condições de desafio e de satisfação profissional no cargo. O enriquecimento de tarefas depende do desenvolvimento de cada indivíduo e deve adequar-se ás suas características