trabalho de historia
EDUCCANDÁRIO DOM HELDER PESSOA CÂMARA
Aluno: _________________________________________________________
Professora: Irani de Alencar Souza___________________________________
Ouricuri, 16/10/2014
8ª
Eleição presidêncial no Brasil em 2014
O primeiro turno da eleição para o novo Presidente do Brasil foi realizada em 5 de outubro de 2014. Nenhum dos candidatos atingiu mais de 50% dos votos válidos mais um, portanto um segundo turno será realizado em 26 de outubro, entre a atual presidente da República, Dilma Rousseff, que concorre à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o senador Aécio Neves do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Esta eleição foi marcada pela morte de Eduardo Campos, que era o candidato do PSB, em um acidente aéreo no dia 13 de agosto de 2014. Ele foi substituído por Marina Silva, do mesmo partido, que ficou em 3º lugar na eleição.
Protestos de junho de 2013
No final de junho de 2013, os governos municipais, estaduais e federais enfrentaram uma das maiores manifestações populares da história do Brasil. Motivados inicialmente pelo aumento do preço das passagens do transporte coletivo nas capitais, os manifestantes posteriormente voltaram sua pauta de reivindicações para outros temas após o cancelamento do aumento dos preços das passagens em várias cidades. Os protestos se voltaram em especial contra a Copa das Confederações FIFA de 2013, cuja realização coincidiu com as manifestações. Os protestos chegaram a reunir mais de um milhão de pessoas simultaneamente nas ruas de 80 cidades e se transformaram nas maiores manifestações de rua do país em mais de duas décadas. Segundo o pesquisador francês Frédéric Louault, o governo Dilma foi pego de surpresa pelos protestos, pois não percebeu o distanciamento que estava tomando dos movimentos sociais, tradicionais aliados do PT. Segundo Louault, "concentrado nos indicadores macroeconômicos, o governo pensava que o apoio dos setores sociais estava garantido. Este