RELATORIO ROMULO SEXTA
Centro de Humanidades
Departamento de História
Componente Curricular: Estudos Geomorfologicos
Turno: Tarde/ 2012.2
Docente: Rômulo Sergio
Discente: Rodrigo Rodrigues .N. Santos
RELATÓRIO.
GUARABIRA.
2013.
Introdução
No presente relatório irei abordar as áreas do litoral da Paraíba, nos municípios de Mamanguape, Mataraca e o litoral leste potiguar visitados, que tem quadro natural como clima tropical e a sua vegetação de mata atlântica, cerrado de tabuleiro, formações de antropismo, formações litorâneas, mangue, praias e dunas.
Os solos são argilosos no tabuleiro, composto de areias quartzosas na praia e de solo hidromórfico no mangue, é banhado pelas bacias hidrográficas do rio Mamanguape na Paraíba e a do rio Potengi no Rio Grande do Norte. Sobre o relevo dos ele é composto por falésias vivas e mortas, várzeas e terraços fluviais, o relevo das dunas, com as dunas costeira, fixa, moveis e sobre tabuleiro e o relevo da planície costeira das praias, arrecifes, piscinas naturais e o estuário.
As formas litorâneas, mangues, praias e dunas foram vistas em maior numero no Rio Grande do Norte que são solos de locais de clima úmido, são Áreas de Preservação Permanente (APP) ou seja são áreas que deveriam ser intocáveis e nunca para uso econômico devido a sua grande relevância ambiental, apesar disso foram visto que isso não se aplica na pratica onde vários hotéis e pousadas são vistos a beira da praia tirando a integridade desses ecossistemas.
Foram vistas as microrregiões do litoral norte paraibano, especificamente as cidades de Mataraca e Mamanguape. E o litoral leste potiguar que esta inserida a cidade de Natal.
O solo do tabuleiro é um argiloso, ele leva esse nome porque é um solo argiloso e acido. No grupo barreiras vamos ter um solo com a presença de calcário, arenito, areias e argilas, areias quartzosas nas praias e dunas e um solo hidromórfico no mangue, que é um solo úmido que em condições