Trabalho de Historia
De
Geografia
Potencia econômica das bacias sedimentares Brasileiras
Salvador – BA 23 de Agosto de 2014
Colégio Estadual Governador Lomanto Junior
Serie: 1° ano Turma: 2 Turno: Matutino
Aluno: Rafael Vinicius Almeida Vilas Boas
Potencia econômico das bacias sedimentares Brasileiras
Trabalho solicitado pelo Professor
Paulo na disciplina Geografia no
Requisito de nota da 2° unidade.
Salvador – BA
23 de Agosto 2014
Potencial econômico das bacias sedimentares brasileiras
Água (aquífero)
Aquífero é toda formação geológica em que a água pode ser armazenada e que possua permeabilidade suficiente para permitir que esta se movimente. Vê-se, portanto, que para ser um aquífero, uma rocha ou sedimento tem que ter porosidade suficiente para armazenar água, e que estes poros ou espaços vazios tenham dimensões suficientes para permitir que a água possa passar de um lugar a outro, sob a ação de um diferencial de pressão hidrostática.
O aquífero Guarani ocorre nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul; atingindo também os países Argentina, Paraguai e Uruguai. É portanto um sistema transnacional. A área total de ocorrência chega a 1.400.000 quilômetros quadrados, dos quais cerca de 1 milhão está em território brasileiro. Sua dimensão norte-sul no Brasil chega a 2000 quilômetros.
Ela tem capacidade para abastecer, de forma sustentável, cerca de 400 milhões de habitantes, com 43 trilhões de metros cúbicos de água doce por ano. A profundidade da reserva é de, aproximadamente, 1500 metros. Capacidade produtiva por poço: 1.000.000 l/h.
O aquífero guarani é importante para a extração de agua para irrigação e empreendimentos turísticos, tipo resort no interior esta ficando cada vez mais comum, o aquífero fica situado numa região bem populosa e de grande importância econômica no Brasil, que é o Estado De SP, estados da região Sul, partes do Goiás e