trabalho de historia
Trabalho apresentado para obtenção de créditos na disciplina Filosofia da Educação ministrada pela professora Flávia Rossoni.
As condições materiais prevalecem na construção das relações sociais.
Quando há legitimação de práticas ideológicas no cerne educacional e estas promovem transformações, inclusive na forma de conceber a realidade, há uma relação política.
Educação e política são duas dimensões com especificidades diferentes, porém, inseparáveis. Esta interdependência prejudica a educação impedindo-a de exercer de forma eficaz o seu papel, já que os valores da escola apresentam-se como ameaça a política, pois enquanto a educação trabalha para o povo, a política trabalha para o “bolso”.
A função histórica da educação é a socialização e a formação do ser para a vida em sociedade. É provocar a reflexão, pois definir os fins educativos é definir ao mesmo tempo a sociedade, a cultura e o homem que se quer promover.
É sabido que, a educação é direito e dever de todas as pessoas, pois é através da educação que se estabelece uma posição política.
A relação entre política e educação é somente interna, mas também externa, é uma dependência reciproca, na qual a educação depende da politica por condições financeiras, enquanto que a politica depende da educação para seus fins ideais, como por exemplo, difundir a massa através de uma educação que não transparece a realidade politica, evitando assim problemas com a massa popular. O poder fica extremamente concentrado nas mãos da elite.
A educação é uma prática de liberdade onde o indivíduo aprende a reorganizar o seu espaço social, levando-o a refletir e a interagir com a realidade, mudar sua mentalidade, sua postura diante dos fatos, tornar-se sujeito da sua própria história.
Mas será que educação, no nosso mundo de hoje, é uma