anatomia
São as estruturas responsáveis pelo transporte dos óvulos do ovário para a cavidade do útero. Essas estruturas estão incluídas na borda superior do ligamento largo do útero, localizando-se entre a bexiga e o reto. É interessante salientar que as tubas uterinas, por estarem incluídas no ligamento largo do útero, acompanham o útero na gravidez.
Nas tubas uterinas há o óstio uterino da tuba, que é uma abertura na extremidade medial da tuba que se comunica com a cavidade uterina e o óstio abdominal da tuba que é uma abertura na extremidade lateral da tuba que se comunica com a cavidade peritonial para captação do óvulo liberado pelo ovário.
As tubas uterinas são subdivididas em quatro partes:
Parte Uterina: na parede do útero;
Istmo: parte estreita sucessiva à parte uterina;
Âmpola: parte pouco mais dilatada, onde geralmente ocorre a fecundação;
Infundíbulo: estrutura em forma de funil, onde há o óstio abdominal da tuba. Possui também asFímbrias (franjas irregulares) que auxiliam na captação do óvulo.
Útero
O útero é o órgão em que o embrião aloja-se e desenvolve-se até seu nascimento. Está localizado entre a bexiga e o reto.Esse órgão é envolvido pelo ligamento largo do útero, que é uma prega transversal formada pelo peritônio que, após recobrir a bexiga, reflete-se do assoalho e paredes laterais da pelve sobre o útero.
O ligamento largo do útero divide a cavidade pélvica em:
Escavação vésico-uterina: compartimento anterior disposto entre a bexiga e o reto;
Escavação reto-uterina: compartimento posterior disposto entre o útero e o reto.
Como principais meios de fixação do útero há o ligamento largo do útero e o ligamento redondo do útero. Vale destacar que o ligamento largo do útero, devido a sua disposição, acompanha o útero quando esse aumenta de volume no período gestacional.
Nesse órgão, que apresenta a forma de pêra invertida, mas pode ter sua forma variada, assim como o tamanho, posição e a estrutura, é possível