trabalho de historia
Trabalho de história
O Trabalho Feminino Ontem e Hoje : Da Revolução Industrial Aos Dias De Hoje
Luana Fabiany Soeiro Bandeira
21/05/2014
Na época da Revolução Industrial , no século XIX , eram comuns a presença de péssimas condições de trabalho ,a mão de obra feminina era bastante utilizada , as mulheres laboravam em locais prejudiciais à saúde e eram submetidas a extensas jornadas de trabalho , ainda não se cogitava de proteção da gestação e à amamentação. Iniciou-se o surgimento de legislação de proteção ao trabalho das mulheres, primeiramente na Inglaterra, tendência que seguiu na França e outros países da Europa. Esta legislação que em princípio visava proteger o trabalho feminino, revelou-se um verdadeiro tiro pela culatra, ao passo que as restrições ao trabalho da mulher se traduziam em fontes de discriminação no mercado de trabalho. Então, como forma de combater a discriminação de gênero, teve início a legislação de promoção ao trabalho da mulher, para pôr fim às desigualdades então verificadas. A legislação de proteção da mulher ficou mais centrada nos aspectos que realmente merecem atenção da sociedade, em especial o estado de gestante e a maternidade. Subsistem apenas as restrições ligadas à proteção da maternidade, bem como aqueles dispositivos tendentes a criar a chamada discriminação positiva, que, na realidade, têm por objetivo alcançar a igualdade substancial entre homens e mulheres.
A Constituição Federal, no que diz respeito à jornada de trabalho, não trouxe tratamento diferenciado entre homens e mulheres. Entretanto, há algumas peculiaridades em relação aos descansos trabalhistas relativo à mulher.
- Intervalos interjornadas = intervalo entre duas jornadas consecutivas de trabalho = 11 horas = aplica-se a mesma regra relativa aos demais empregados.