trabalho de historia
O coronelismo
*A Constituição republicana de 1891 aboliu o voto censitário e permitiu o voto a todo homem alfabetizado, exceto religiosos e soldados.Com isso o número de eleitores cresceu bastante, o que significou uma ameaça ás famílias poderosas de cada estado. Para se conservar no poder, os polítvios saídos dessas famílias passaram então a forçar os eleitores a vontar nos candidatos por eles idicados.
O coronel conseguia o voto eleitor de duas formas:
Violência: caso o eleitor ‘’traisse’’, votando em outro candidato, podia perder o emprego ou ser surrado pelos capangas do coronel
Troca de favores: o coronel oferecia a seus dependentes ‘’favores’’ como uma sacola de alimentos, remédios, segurança, vaga no hospital, dinheiros emprestado, emprego etc.
Quando apesar disso perdia a eleição o coronel praticava a fraude eleitoral:falsificação de resultados, soubos de urnas, inclusão dos votos de crianças, de defuntos, de pessoas inexistentes etc.
Os coroneis mais poderosos de cada regiao faziam aliancas entre si e elegiam o presidente de estado.Este por sua vez retribuia o ‘’favor’’ enviando verbas para a construcao de escolas, pracas, igrejas etc.Essa politica de compromisso entre os chefes locais e os governo estaduais é chamada de coronelismo.
A polítia dos governantes- O coronelismo interferia também em âmbito federel, pois com o apoio dos coronéis os presidentes dos estados ajudavam a eleger deputados e senadores favoraveis ao presidente da República.O presidente por sua vez retribuia esse favor oferecendo verbas.O compromisso estabelecido entre essas partes é chamado de política dos governantes.
A política do café com leite São Paulo( produtor de café) e Minas Gerais (produtor de leite) eram os estados mais ricos e populosos no Brasil da República Velha. A oligarquia paulista estava reunida no Partido do Republicano Paulista (PRP) e