trabalho de historia
AGRONOMIA
Disciplina: Química Geral
Professora
Matildes Blanco
LISTA DE EXERCÍCIOS – REFERENTE À AVALIAÇÃO 01 (P1)
REVISÃO SOBRE TABELA PERIÓDICA E NÚMEROS QÜÂNTICOS
01. Exponha a regra do octeto. Ela se aplica tanto a compostos iônicos quanto covalentes? Dê exemplos.
R.: A regra do octeto, fundamentada na chamada teoria do octeto, é uma regra química simples, segundo a qual os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração electrónica de um gás nobre. A regra é aplicável aos principais grupos de elementos, especialmente ao carbono, nitrogênio, oxigénio e halogénios, mas também a metais como o sódio ou o magnésio. De forma resumida: as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons. De fato, parte-se do princípio que, na natureza, todos os sistemas tendem a adquirir a maior estabilidade possível. Os átomos, por exemplo, ligam-se uns aos outros formando moléculas para aumentar a sua estabilidade.
De acordo com esta teoria, os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada da valência. Isso pode ser conseguido de diversas maneiras, dando origem a diversos tipos de ligações químicas, que incluem a partilha de elétrons entre átomos. Contudo, existem arranjos menos estáveis que o de um gás nobre que ocorrem regularmente nos metais de transição.
Essa regra se aplica tanto a compostos iônicos quanto covalentes. E.: NaCl, CH3-CH3, respectivamente. 02. O que são elétrons de valência? Quantos elétrons de valência um átomo de nitrogênio possui? Um átomo que tem a seguinte configuração eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3p2.
Quantos elétrons de valência esse átomo tem? R.: São elétrons da camada mais externa do átomo. O N tem três. Dois.
03.Quantos elétrons um átomo de S (Z = 16) deve ganhar para atingir um octeto em seu nível de