trabalho de historia - O papael do negro no sistema escola
Levantamento de leis sobre a temática e análise sobre sua relevância.
- Constituição de 1988 – vem se preocupando com a inclusão do tema da diversidade racial na educação escolar.
- ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) – assegura a toda criança o direito de igualdade de condições para a permanência na escola.
- A existência de varias normas constitucionais que prescrevem textualmente a valorização da diversidade étnica e da identidade dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
- DCNEIs (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) – estabelecem que a “identidade étnica , assim como a língua materna é elemento de constituição da criança”.
- LDBEN ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) – Art. 29-A e 79-B, que preveem o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena e a inclusão no calendário escolar do dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.
A ideia de “pessimismo racial “ discutida no livro e discutida pelo discente.
O compromisso dos profissionais da área com a educação de qualidade e igualitária é o principal motor para que procurem o conhecimento necessário a fim de construir novas práticas que promovam a igualdade racial nessa etapa.
A constatação da discriminação e do preconceito racial ainda existente na sociedade brasileira tem onerado as crianças as crianças negras impossibilitando-lhes ocupar-se tão somente dessas experiências de forma produtiva e integral. Para elas, o contato cotidiano com a rejeição à sua aparência e a desvalorização de suas heranças culturais causam impacto no seu pleno desenvolvimento, e muitas vezes as tornam presas a um “pessimismo racial”, já que requer grande equilíbrio emocional conviver com tal situação e ainda ter disposição e energia para aprender.
Com o intuito de garantir que professores e gestores estejam atentos ao