caio prado jr
Desde sua mocidade atuou com grande destaque na conjuntura política nacional; era contrário as idéias do Partido Republicano Paulista, que defendia os proprietários de fazenda cultivadores de café e dominadores do quadro político nacional desde o momento em que foi proclamada a República.
Pricipais obras Evolução Política do Brasil (1933)
* URSS: Um novo mundo (1934)
* Formação do Brasil Contemporâneo (1942) – este livro é visto como sua principal obra.
* História Econômica do Brasil (1945)
* Dialética do Conhecimento (1952)
* Diretrizes para uma Política Econômica (1954)
* Esboço dos Fundamentos da Teoria Econômica (1957)
* Introdução à Lógica Dialética (1959)
* O Mundo do Socialismo (1962)
Gilberto Freyre foi um escritor e cientista social pernambucano. Sua obra é considerada importante porque analisou a importância da mestiçagem na formação do Brasil e com isso mudou a visão dos estudiosos sobre o papel do “jeito de ser” brasileiro no mundo contemporâneo.
Gilberto de Mello Freyre nasceu na cidade de Recife, capital de Pernambuco, no dia 15 de março de 1900. Era filho de um professor universitário e frequentou, em sua cidade natal, o Colégio Americano Gilreath. Quando tinha 18 anos foi para os Estados Unidos. Estudou nas universidades Baylor e Columbia, onde obteve o título de doutor em ciências políticas, jurídicas e sociais.
Prosseguiu os estudos em universidades e museus da Europa (Inglaterra, Alemanha e França). De volta ao Brasil, desenvolveu intensa atividade como escritor, jornalista e conferencista, tornando-se líder de uma nova geração de intelectuais. Ao mesmo tempo, manteve intenso intercâmbio com universidades e sociedades