trabalho de historia china e cuba no`seculo xix
China e Cuba no século XIX
A China do final do século XIX era um país sob o controle dos interesses das principais potências imperialistas. Para exercer sua dominação as nações imperialistas contavam com o apoio de uma propaganda massiva e de certa forma com a colaboração dos imperadores chineses da dinastia Manchu, que dominava o país desde o século XVII.
Nesse contexto marcado por privilégios e humilhações, fez com que inúmeros chineses se organizassem em atos de rebeldia, em 1900 Os Boxers membros de uma sociedade secretainiciaram uma revolta nacional contra os estrangeiros ,mas foram massacrados pelos exércitos da potências ocidentais que se uniram contra eles. Embora tenha sido derrotados sua semente foi lançada.
Aos poucos as camadas populares passaram a fazer parte na luta pela democracia e finalmente em 1911 o antigoimpério chinês desabou .a revolta que pôs fim à monarquia chinesa foi liderada por Sun Yat-Sem nomeado presidente da república recém proclamada ,Sun junto com seus seguidores ,fundou o Kuomintag ,Partido Nacional do Povo com o objetivo de dar maior atenção ao povo.
A República chinesa não conseguiu fazer frente às potênciasestrangeiras e nem aos chefes militares locais chamados “os senhores da guerra” ,isso porque estes tinham enorme poder nas províncias e controlavam junto com outros grandes proprietários de terra ,cerca de 88% das terras produtivas.
Em 1921 com a disposição de organizar os operários e artesãos, foi criado o Partido Comunista Chinês (PCC) .seus principais fundadores foram o intelectual Chen-Tu-Xiu,o educador Peng-Pai e o ativista politico Mao Tse-Tung ,A principio esse partido aliou-se ao Partido Nacional do Povo .mas esse aliança não durou muito tempo.
Em 1927 ,o general Chiang Kai-Shec assumiu o comando das tropas do Partido Nacional do Povo disposto a submeter os chefes militares locais .durante as lutas que então se travaram ,Chiang voltou-se também contra os comunistas .a partir daí a união entre