trabalho de histologia
- Músculo estriado cardíaco
Todas as células desse tecido possuem um único núcleo grande, oval e central (ocasionalmente, 2 núcleos podem estar presentes). Essas células musculares são ramificadas e estão intimamente unidas por junções especializadas denominadas discos intercalares. Os discos intercalares possuem zônulas de aderência e desmossomos em suas partes transversais, além de junções comunicantes em suas partes laterais. São análogos aos discos z. As fibras musculares cardíacas possuem estrias idênticas às do músculo esquelético, incluindo bandas I e A.
- Músculo liso
O músculo liso caracteriza-se por ser formado por associação de células longas, fusiformes, com núcleo único e central. São revestidas por lâmina basal e mantidas unidas por uma rede muito delgada de fibras reticulares. O sarcolema apresenta grande quantidade de vesícula de pinocitose. Os filamentos de actina e miosina não apresentam a organização encontrada nas fibras estriadas, apresentam feixes de miofilamentos que se cruzam em todas as direções formando uma trama tridimensional.A miosina da célula lisa só interage com a actina quando a miosina está fosforilada. O cálcio, no sarcoplasma, forma um complexo com a calmodulina, que ativa a cinase da cadeia leve de miosina, mudando a formação da cabeça, o que resulta no deslizamento dos miofilamentos. As células apresentam os corpos densos que servem de ancoragem para os filamentos de actina e intermediários. Não possuem sistema T e o reticulo sarcoplasmático é extremamente reduzido. As vesículas de pinocitose desempenham o papel regulador do cálcio, existem terminações nervosas, mas o grau de controle é variado. Recebem fibras do sistema nervoso simpático e parassimpático.
Contração muscular
- A contração do músculo estriado cardíaco
É semelhante com a contração do músculo estriado esquelético. A diferença esta inicialmente na estrutura de contração chamada de díades que são constituídas por túbulos T e uma