Trabalho de hist ria
Antecedentes/Causas A crise da Igreja Católica: O luxo, a riqueza e a ostentação. A vida imoral de grande parte do clero. A compra de cargos eclesiásticos por pessoas sem vocação (simonia). A formação deficiente dos padres A atitude crítica dos humanistas (Thomas More, Erasmo de Roterdão) à decadência moral e espiritual do clero. O progresso da ciência. A venda de indulgências ( remissão ou perdão dos pecados concedida, pelo para, a troco de dinheiro) A “ Questão das Indulgências ”- o acontecimento decisivo que abalou a Igreja católica e originou uma cisão no mundo cristão ( a divisão entre católicos e os protestantes) Em 1515, o papa Leão X mandou pregar indulgências para obter fundos para a construção da Basílica de S. Pedro. Martinho Lutero (monge alemão) critica o valor das indulgências (“95 Teses ”) e foi excomungado. De imediato queimou em público a bula de excomunhão, mas é salvo da fogueira pela nobreza alemã. Estabeleceu os princípios de uma nova religião cristã, independente de Roma – o Luteranismo .
Princípios básicos do luteranismo : salvação pela fé; tradução, leitura e livre interpretação da Bíblia; eliminação de santos e imagens; fim do celibato para sacerdotes; não seguimento da autoridade papal; 2 sacramentos (batismo e eucaristia); submissão da Igreja ao Estado.
O Calvinismo - SUIÇA : João Calvino (francês influenciado por Lutero, radicado na Suíça funda o calvinismo). Teoria da Predestinação Absoluta (trabalho,