Trabalho De Hist Ria
Coordenação de História
Série: 3º Turma: 3AINFOINT
Nomes: Lucas Camilo e Nikolas Campos
Data: 14/04/2015 Nota: ________
1) Cidadania em Debate
a) Leia o texto:
Os Guardas Vermelhos
Sob Mao, uma geração de adolescentes foi criada esperando combater os inimigos de classe, e os vagos apelos na imprensa por uma Revolução Cultural haviam alimentado o sentimento de que era iminente uma “guerra”. Alguns jovens politicamente sintonizados sentiam que seu ídolo, Mao, estava diretamente envolvido, e sua doutrinação não lhes dava alternativa senão ficar ao lado dele.
No inicio de junho (de 1966), uns poucos ativistas de uma escola média ligada a uma das mais renomadas universidades da China, Quinghua, em Pequim (...), decidiram chamar-se “Guarda dos Vermelhos do Presidente Mao”. (...)
Mao queria que os guardas vermelhos fossem suas tropas de choque. Se queria pôr a população para agir, Mao teria que retirar a autoridade do Partido e estabelecer absoluta lealdade e obediência apenas a si mesmo. Para conseguir isso, precisava do terror – um terror intenso, que bloqueasse todas as outras considerações e esmagasse todos os outros medos. Viu os garotos e garotas na adolescência e no inicio da idade adulta com seus agentes ideais.
A 18 de agosto, realizou-se um gigantesco comício na Praça Tianamen (Praça da Paz Celestial), no centro de Pequim, com mais de um milhão de jovens participantes. Lin Piao (...), porta-voz de Mao, fez um discurso convocando os guardas vermelhos a deixar suas escolas e “esmagar as quatro velharias”, definidas como “velhas ideias, velha cultura, velhos costumes e velhos hábitos”.
Após esse apelo obscuro, guardas vermelhos em toda China ganharam as ruas, dando plena vazão a seu vandalismo, ignorância e fanatismo. Invadiam as casas das pessoas, destruíam suas antiguidades, rasgavam