filosofia Sara pinheiro
INTRODUÇÃO
Atualmente, estamos perante uma sociedade completamente dependente da tecnologia assim como do progresso científico, ou seja, uma sociedade tecnocientífica. Os média fazem da ciência um tema bastante presente nos nossos dias.
A tecnociência tem os seus aspetos negativos. Esta tem levantando questões problemáticas, nomeadamente acerca do seu desenvolvimento descontrolado e o poder que esta tem sob o
Homem assim como sob a Natureza.
Acerca deste tema o, subtema selecionado para abordar foi a
Eutanásia. A Eutanásia é um sistema de procura da morte, formada para doentes sem cura ou em fase terminal. É considerada uma morte silenciosa com ausência de sofrimento.
No decorrer do trabalho será refletido os riscos postos em causa pela tecnociência, a questão ética relativamente à eutanásia
A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA
CIÊNCIA
CIÊNCIA
Objetivamente, a ciência é um conjunto de afirmações, logicamente encadeadas entre si, de modo a fornecer um sistema coerente.
Subjetivamente, é um conhecimento das coisas baseado nas suas causas ou nos seus princípios.
Na perspetiva filosófica, é algo que tem origem em cada pessoa, enquanto ser humano, assistida pela nossa racionalidade.
A ciência procura a verdade e a exatidão de uma suposta proposição colocada mediante a nossa mente, utilizando utensílios como por exemplo a objetividade; a racionalidade e a universalidade
TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
No enredo da Filosofia, encontra-se diferentes perspetivas em relação à
Tecnologia.
Uma dessas formas de pensamento vem do Renascimento e segundo ela, a metamorfose tecnológica é uma característica que destabiliza a sociedade, logo deve ser limitada com cuidado.
Outra das perspetivas, declara que a mudança tecnológica é bastante boa, pois aperfeiçoa a qualidade de vida e a independência humana.
Acreditamos que hoje em dia a Tecnologia está patente em cada parte da nossa vida, fazendo-nos completamente pertencentes