Trabalho de Hist ria
O liberalismo clássico é uma ideologia ou corrente do pensamento político que defende a máxima liberdade individual mediante o exercício dos direitos e da lei. O liberalismo defende uma sociedade caracterizada pela livre iniciativa integrada num contexto definido. Tal contexto geralmente inclui um sistema de governo democrático, o primado da lei, a liberdade de expressão e a livre concorrência econômica.
O liberalismo rejeita diversas verdades fundamentais que dominaram vários sistemas anteriores de governo político, tais como o direito divino dos reis, a hereditariedade e o sistema de religião oficial. Os princípios fundamentais do liberalismo incluem a transparência, os direitos individuais e civis, especialmente o direito à vida, à liberdade, à propriedade, um governo baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido com base em eleições livres; igualdade da lei e de direitos para todos os cidadãos . Já no keynesianismo, a escola keynesiana se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto-regulador como pensavam os neoclássicos, uma vez que é determinado pelo "espirito animal" dos empresários. É por esse motivo, e pela ineficiência do sistema capitalista em empregar todos que querem trabalhar que Keynes defende a intervenção do Estado na economia.
Como podemos ver as diferenças entre um modo e outro são exemplos de que nem um tipo de gorveno agrada a todos, cada um tem seu ponto de vista e sua maneira de pensar e avaliar determinada forma de governo.
Com isso o melhor para o povo não é simplesmente deixar o estado intervir nem mesmo tomar uma iniciativa pessoal, e sim avaliar ideias que fossem vantajosas para ambos tanto o povo como as autoridades governamentais e o estado.