Trabalho De Hist Ria
A Revolução Industrial e as consequências para os operários
Professor: Leonardo Turma: 2001
Alunas: Isis Monteiro / Paula Fernanda / Stephany Pires / Victória Caroline
Operários
Com a chegada da Revolução Industrial, os trabalhadores perderam o domínio do processo produtivo no campo e com isso, eles tiveram que sair do campo e ir para a cidade (êxodo rural) em busca de empregos nas fábricas. Uma vez que os mesmos passam a ser comandados por um chefe, são explorados com cargas de até 16 horas por dia ao comandar uma máquina que pertencia aos donos dos meios produtivos.
Os operários tinham a função de manusear as máquinas, que no final muitos deles não sabiam nem qual era o produto que estava se fabricando.
Os operários tinham uma condição de vida e de trabalho bastante escassa, e, como eles eram obrigados a se expor a várias situações trabalhosas, os operários começaram a se reunir e fazerem movimentos.
As suas condições eram precárias: o ambiente interno era inadequado e sujo, com pouca iluminação e má ventilação e as máquinas eram desprotegidas e ocasionavam frequentes acidentes de trabalho, muitas vezes mutilando os trabalhadores.
Um dos graves problemas sociais trazidos pela revolução industrial foi as péssimas condições de trabalho dos operários. Eles recebiam salários muito baixos, em consequência da utilização das máquinas e da abundância de mão-de-obra, para que os capitalistas conseguissem aumentar a produção e garantir uma margem de lucro crescente.
Operários no subúrbio
O subúrbio era considerado um bairro de má reputação, que era aonde vivia a classe operária, era a pior parte da cidade com as casas mais pobres. Suas ruas, eram imundas, com detritos, resto de comidas e animais, não eram planas e nem pavimentadas, não tinha esgotos e nem canais de escoamento (ou seja, eles ficavam muitas vezes com