An Lise Granulom Trica Relat Rio
Determinar a distribuição granulométrica diferencial e cumulativa de uma amostra de areia, construindo seus gráficos, ajustando os resultados aos modelos GGS e RRB, além de cálculo dos diâmetros médios e área especifica em relação à massa da amostra analisada.
2. Introdução
A análise granulométrica visa o estudo de misturas de partículas com relação ao seu tamanho e formato. A partir do resultado do peneiramento podem-se avaliar as médias principais de diâmetros (volumétrico, superficial e aritmético) e a esfericidade da partícula. A esfericidade da partícula (ϕ) é uma aproximação da partícula em estudo para uma esfera, pois é a forma geometria mais básica. Dessa forma, a esfericidade de uma esfera é 1. Pode ser calculada por:
onde: A é a área da partícula.
Através da esfericidade é possível calcular o diâmetro equivalente que proporciona a idealização de uma partícula esférica perfeita que é à base da formulação de várias hipóteses de operações unitárias, como por exemplo, o estudo de queda de pressão.
O diâmetro médio mais usado é o superficial que está relacionado com a área especifica em relação à massa (Am), onde:
onde: é a densidade da partícula e xi é a fração mássica de partículas retidas na peneira.
Ainda existem mais dois métodos de obtenção da média de diâmetros, o volumétrico () e o aritmético (, respectivamente:
A apresentação de resultados de analise volumétrica é realizada de três formas gráficas, sendo elas: analise granulométrica diferencial em gráfico de barras, dado pela fração mássica retida por peneira em função do diâmetro das peneiras; analise granulométrica diferencial em gráfico de linha dado pela fração mássica retida por peneira em função do diâmetro médio das peneiras e a análise granulométrica acumulada é descrito pelo acúmulo das frações mássicas em função do diâmetro da peneira que o material foi retido. Existem expressões analíticas que definem o comportamento do material analisado. Os mais utilizados são: