Trabalho De Hist Ria Da Educa O Grecia
Disciplina: História da Educação e da Pedagogia
Professora: Patrícia
Jacareí – SP
2015
Trabalho em grupo
Educação Grega
Na educação dos gregos não havia técnicas, o conhecimento que a família tinha era conforme a tradição religiosa, a cultura grega se dava através das atividades coletivas (festas, reuniões, banquetes).
Em toda cultura antiga a infância era desvalorizada, ameaçadas por doenças, não tinham certeza se teriam sucessos, portanto não havia investimento afetivo, eram amedrontadas por figuras semelhantes às bruxas.
Ganhavam brinquedos e jogos, mas era colocada sempre a margem da vida social. As meninas eram expostas a violências sexuais, a trabalho, até mesmo em rituais como sacrifícios, em toda antiguidade os meninos eram marginais, e também violentados sexualmente e explorados em vários aspectos.
Em geral a partir dos 7 anos, eles lhes concediam uma identidade e indicavam uma função, eram também incluídos em instituições publicas e sociais. As meninas eram excluídas da educação formal.
Dos 7 aos 30 anos os meninos viviam em cavernas, a educação que recebiam eram exercícios exaustivos e intermináveis de atletismo e ginástica. Por muitas vezes os alunos apanhavam, até mesmo gravemente, a fim de torná-lo mais resistente a disciplina.
A maturidade em que os espartamos alcançavam era ótima para sua condição física, somente alguns sabiam ler e escrever, no geral eram ignorantes.
Havia um contraste acentuado na educação em Atenas com aquela aplicada em Esparta. Eles acreditavam que se os meninos desenvolvessem suas aptidões a sua cidade se tornaria mais forte.
O governo não tinha o controle dos alunos e nem das escolas. Aos 6 anos de idade os meninos ateniense iam para as escolas e ficavam com um pedagogo. Seus estudos eram aritmética, literatura, educação física e música escrita, eles também decoravam muitos poemas e participavam dos cortejos públicos e religiosos, só em dias de festas religiosas os meninos tinham férias.