Trabalho De Hidrologia
Estudo da água nos estados liquido,,solido e gasoso, da sua ocorrência distribuição e circulação na natureza .
OBJETIVO
Definir e especificar os serviços constantes dos estudos hidrológicos nos projetos de engenharia de infra-estrutura Ferroviária.
Os Estudos Regionais da Baixada Fluminense, elaborados pelo conjunto de municípios da Baixada Fluminense em parceria com a SEA/INEA e a CEDAE, visam subsidiar Planos Municipais de Saneamento. Esses Estudos fazem parte do Programa de Saneamento dos municípios do entorno da Baía de Guanabara –PSAM, que almeja ampliar os serviços de saneamento básico de 15 municípios (Rio de Janeiro, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói).
Bacia Hidrográfica,
Também conhecida como bacia de drenagem, consiste em uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. O Brasil, em virtude de sua grande extensão territorial, apresenta 12 grandes bacias hidrográficas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que são os órgãos nacionais responsáveis pelo planejamento ambiental e o uso racional da água. Essas bacias de drenagem são delimitadas pela topografia do terreno.
Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste: presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, a região hidrográfica Atlântico Sudeste apresenta 229.972 quilômetros quadrados. Ela é formada pelo rio Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros.
O mapa abaixo apresenta os limites das bacias hidrográficas que fazem parte dos Estudos Regionais da Baixada Fluminense. São três bacias.
Pavuna/São João de Meriti;
Iguaçu;
Estrela/Inhomirim/Saracuruna.
Como se pode observar, alguns municípios estão em mais de uma bacia, como Nilópolis (Pavuna/São João de Meriti e