TRABALHO DE HIDROGINÁSTICA
CONCEITOS GERAIS
O que é Hidroginástica?
É um programa de exercícios aquáticos praticados na parte rasa da piscina, com pés apoiados no chão ou em flutuação, sendo composta de movimentos rítmicos, coreografados ou não, utilizando-se o efeito da resistência e flutuação da água com ou sem auxílio de acessórios como sobrecarga de trabalho.
Quem Pode Praticar a Aula?
A hidroginástica pode ser praticada por ambos os sexos, qualquer idade, por atletas, indivíduos com alguma restrição médica (ex: cardíacos, hipertensos etc ), obesos, sedentários e até mesmo gestantes.
Contra-indicações da aula:
Pessoas que tiverem hidrofobia ou que não sejam adaptadas ao meio-líquido devem, ainda assim, insistir para esta adaptação. Os aluno que não se sentirem seguros, mesmo no raso, e que não sabem nadar, podem usar um colete de flutuação para minimizar esta insegurança. Outro recurso interessante (mesmo que psicologicamente), são as meias ou sapatilhas anti-derrapantes, que podem ser encontradas em qualquer casa de esportes, para melhorar a aderência com o fundo da piscina.
Frequência:
A indicação para sedentários é de 2-3 vezes por semana e após 2-3 meses (de acordo com o condicionamento inicial) pode ser aumentada para 4 ou 5 vezes, embora o ideal deva ser 5 vezes por semana. Mas se o praticante já pratica outras atividades como a caminhada diária pode-se levar em conta este tempo. Exemplo: 2 hidro + 3 dias de caminhada.
PRINCIPAIS ASPECTOS
A imersão de pessoas no meio liquido tem sido utilizada no tratamento e relaxamento há pelo menos dois mil anos. Em Roma e na Inglaterra pela corte real.
Diante disso, a Hidroginástica surgiu na Alemanha, pelas pessoas de mais idade, onde elas procuravam uma atividade segura, sem risco de lesões articulares, e que promove-se bem estar físico e mental.
A Hiroginástica nada mas é que exercicios praticados dentro da água com acompanhamento musical. A maior parte dos movimentos são realizados na posição vertical, com a