Trabalho de hermeneutica
A hermenêutica e interpretação
Neste primeiro capitulo adquirimos o conhecimento das origens da hermenêutica, que o significado da sua palavra vem do verbo grego hermeneuein, que de modo geral significa interpretar. O verbo grego hermeneuein faz referencia ao Deus Hermes da mitologia grega, que era responsável pela mediação entres os Deuses do Olimpo e os homes, servindo assim como mensageiro da ordem divina.
A palavra interpretação vem do termo latino interpretare, que significa penetrar mais para dentro, por isso quando falamos em hermenêutica indagamos para explorar aquilo que se quer compreender é por isso que os interpretes nos variados ramos do conhecimento, atuam como uma espécie de intermediário entre que o autor quis se expressar em sua obra e a comunidade humana.
A hermenêutica no seu campo de atuação começou com os estudos das escrituras bíblicas, partindo assim para um enfoque na metodologia filosófica geral, conseguinte numa ciência pra compressão linguística ,adquirindo uma base metodológica da geisteswissenschaften ,uma fenomenologia da existência e da compreensão existencial indo até os sistemas de interpretação .
De modo geral podemos definir hermenêutica como um saber que procura problematizar os pressupostos, a natureza ,a metodologia e o escopo da interpretação humana, nos planos artísticos literário e jurídico. A interpretação indicará assim uma compreensão dos fenômenos culturais, através do dialogo da obra jurídica e a comunidade humana.
Raízes filosóficas da hermenêutica Jurídica
A hermenêutica filosófica por ter um campo de atuação mais amplo que da hermenêutica técnica, vale como uma proposta mais aceitável de reunir os problemas gerais da compreensão no tratamento das praticas interpretativas do Direito, pois a hermenêutica técnica possuiu um enfoque numa interpretação mais neutra e cientifica, não levando em consideração