Trabalho de Hardware
GHINATO, P. Publicado como 2o. cap. do Livro Produção & Competitividade: Aplicações e Inovações, Ed.: Adiel T. de Almeida & Fernando M. C. Souza, Edit. da UFPE, Recife, 2000.
Guia de estudos http://www.eps.ufsc.br/disserta98/schuch/cap4.htm A Toyota do Brasil S.A. é considerada uma Indústria Automobilística, é uma empresa produtora de bens físicos, que produz automóveis e auto peças, fica localizada à Rod. SP 075, Km 48, Caldeira Indaiatuba - SP, 13347-600, (19) 3885-7000, esta organização é considerada uma empresa secundária , pois inicia o processo de transformação (processa e transforma) a matéria prima em produto acabado, os produtos produzi dos são considerado bens de consumo pois é destinado ao mercado consumidor.
Dentro do organograma da Toyota existe uma área de produção conforme modelo:
O sistema Toyota de Produção é um sistema de gerenciamento da produção que tem como objetivo principal aumentar o lucro através da constante redução de custos , para que esse objetivo seja alcançado é necessário identificar e eliminar as atividades que não agregam valor ao produto, essas atividades são identificadas como perdas do processo produtivo (Ghinato 1996). Portanto o Sistema Toyota de Produção é a eliminação completa do desperdício, além dessa base, dois pilares sustentam o TPS, sendo essenciais para seu funcionamento:
I-O Just in Time a expressão significa “no momento certo, oportuno”, na operacionalização do sistema, as partes corretas e necessárias para manufatura de um determinado produto devem alcançar a linha de fabricação no exato momento em que são necessárias e somente na quantidade necessária.Para que haja um perfeito funcionamento da lógica do just-in-time, é necessária uma comunicação eficaz entre o “final’ e o “início” de cada processo.
II-A Automação (JIDOKA) ou automoção com um toque humano (Ghinato 1996), a automação também é conhecida como “pré-automação”, uma vez que somente a correção do problema é deixada para o