Trabalho de Hardware
Tipos de IP
Fixo e Público -> usado para servidores e roteadores que serão acessados remotamente. O fato de ser público permite que qualquer computador na internet o acesse. O fato de ser fixo facilita a sua
"localização".
Fixo e Privado -> usado para servidores e roteadores em redes locais. O fato de ser privado dificulta o acesso a partir de computadores que não façam parte da mesma rede. As vezes é exatamente essa a idéia, por exemplo, um servidor de arquivos numa rede local de uma empresa. O fato do IP ser fixo facilita a localização, só que apenas quem está na mesma rede é capaz de acessá-lo.
Dinâmico e Público -> usado quando a quantidade de IP's públicos é menor do que a quantidade de usuários. Nessa situação, os IP's são distribuídos apenas para quem está conectado num certo momento.
Estatisticamente se define quantos IP's serão necessários ao mesmo tempo. Quando um IP é liberado por um usuário ele pode ser usado por outros usuários. Assim, os usuários ao se reconectarem podem pegar um IP diferente do utilizado na conexão anterior. É muito usado em provedores de acesso discado, em provedores de acesso banda larga com PPPoE (ADSL tipo velox, speedy, brturbo).
Dinâmico e Privado -> muito utilizado para configuração de estações de trabalho em redes locais. Nesse cenário os computadores da rede local não precisam ser acessados por computadores da rede pública, por isso podem ter IP's privados. Além disso, eles também não recebem conexões dos computadores da mesma rede, pois não são servidores. Então não precisam de IP's fixos.
Heitor Augusto